Uma investigação desenvolvida pela IBM e o Instituto de Tecnologia da Geórgia conduziu à produção do chip mais rápido até agora criado, o que abre caminho ao desenvolvimento de computadores e equipamentos de rede super rápidos. O novo transístor é capaz de operar em frequências acima dos 500 GHz, o que representa mais de 500 mil milhões de ciclos por segundo, mas exige temperaturas extremamente baixas para funcionar.
De acordo com a informação da IBM, para conseguir arrefecer o chip é necessário usar temperaturas negativas de 451 graus Fahrenheit, o que corresponde a 4,5 Kelvins e se aproxima do zero absoluto. Estas temperaturas só podem ser encontradas no espaço, embora seja possível replicá-las na terra usando materiais super frios como hélio líquido.
A IBM explica porém que este mesmo chip poderá funcionar a uma velocidade mais baixa, de cerca de 350 GHz, a temperaturas normais.
A velocidade de processamento máxima alcançada é cerca de 250 vezes superior à dos chips de telemóveis, que actualmente rondam os 2 GHz, e 100 vezes mais rápido do que os chips para PC actualmente em comercialização.
Tão importante como a velocidade conseguida é o facto de terem sido usadas técnicas de produção e materiais que permitem a produção em grande escala dos chips, nota o comunicado da IBM. "Pela primeira vez a Georgia Tech e a IBM demonstraram que as velocidade de biliões de ciclos por segundo podem ser conseguidas com uma tecnologia comercial baseada em silício, usado grandes wafers e técnicas de fabrico de baixo custo compatíveis com silício" sublinhou John Cressler, investigador do Instituto.
Notícias Relacionadas:
2005-08-26 - IBM, Sony e Toshiba potenciam maior utilização de processador Cell
2001-06-25 - IBM desenvolve transístor capaz de chegar aos 210 GHz
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários