A IBM decidiu doar à comunidade open-source 500 das aproximadamente 10 mil patentes de software registadas em seu nome nos Estados Unidos, num novo passo de incentivo à filosofia da "programação colaborativa" e que supõe a alteração da estratégia exclusivamente centrada na promoção da propriedade intelectual defendida nos últimos 10 anos.



Numa entrevista citada por vários meios de comunicação, Jim Stallings, vice-presidente da IBM com responsabilidades na área da propriedade intelectual, justificou a decisão afirmando que a mesma pretende servir de exemplo para outras empresas, incentivando-as a abrirem as suas carteiras de patentes de modo a fomentar a inovação tecnológica.



Já num comunicado onde indica que esta é "de longe" a maior doação de patentes na história dos Estados Unidos, a IBM defende que os avanços tecnológicos dependem sobretudo da capacidade para colaborar e dividir o conhecimento. "A nova política de propriedade intelectual da IBM dirige-se tanto à protecção dos direitos sobre a invenção como a acelerar a expansão de uma infra-estrutura global baseada no software de código aberto", explica.



A iniciativa da IBM coloca a empresa na vanguarda de um movimento que pretende tornar menos restritivas as leis sobre as patentes. As 500 patentes agora disponibilizadas cobrem áreas como o desenvolvimento de bases de dados, o multiprocessamento simultâneo, o processamento de imagens e o comércio electrónico.



O anúncio da IBM acabou por coincidir com a publicação por parte da U.S. Patent and Trademark Office, da lista que resume a actividade de 2004, um ano em que a empresa se classificou pela décima segunda vez consecutiva em primeiro lugar, desta vez com 3.248 patentes registadas, mais 1.314 do que a japonesa Matsushita que assumiu a segunda posição.



Notícias Relacionadas:

2003-01-14 - IBM lidera lista de patentes nos EUA pelo décimo ano consecutivo

2003-09-29 - IBM reforça acusações contra SCO no processo relacionado com direitos de Unix

2001-11-05 - IBM coloca em domínio público software no valor de 40 milhões de dólares