A IBM Portugal realiza este ano, pela primeira vez, o Exit Camp World Tour. A iniciativa, que se realiza em vários países desde 1999, tem como objectivo estimular o gosto pela tecnologia, engenharia e ciências em meninas entre os 11 e os 13 anos de idades que frequentem o 6º ou 7º ano de escolaridade.



Com sucesso desde o primeiro piloto, esta iniciativa já envolveu mais de 4 mil crianças em todo o mundo numa tentativa de contrariar as estatísticas e contribuir para aumentar o número de mulheres na área das matemáticas e tecnologia.



Para o conseguir a empresa organiza em vários países uma semana com um calendário recheado de actividades, onde se incluem organizar uma festa de anos através da Internet, desenhar um website, criar um robot, fazer jogos e um conjunto de outras actividades, mais técnicas ou mais lúdicas, que seguem uma orientação internacional mas são desenvolvidas e adaptadas à realidade de cada país pelas equipas locais.



Portugal junta-se este ano à iniciativa com outras 47 cidades (seis das quais europeias), mais 11 que no ano passado. Em termos globais a iniciativa envolve 1.500 raparigas e 2 mil voluntários que apoiam o desenvolvimento das actividades ao longo de toda a semana e têm depois a responsabilidade de acompanhar por um período de um ano as meninas envolvidas no projecto.



Em Portugal estão envolvidos na iniciativa perto de 60 voluntários IBM. Metade terão a responsabilidade de, ao longo de um ano, fazer a monitorização individual de cada uma das crianças, com o objectivo de as ajudar a manter o contacto com a tecnologia e a ciência, um acompanhamento que é feito através de contacto presencial ou pela rede, sempre em estreita colaboração com as respectivas escolas.



O Exite português junta neste primeiro ano 30 crianças. Destas, 15 foram seleccionadas na escola D. Dinis em Marvila e na escola Gaspar Correia da Portela. A outra metade são filhos de trabalhadores IBM.



Conceição Zagalo, que lidera a equipa portuguesa Women Leadership Council, uma estrutura que a IBM replica nos vários países onde está presente e que abriga projectos como o Exite, explica que em Portugal os números são muito semelhantes ao resto do mundo, revelando que os alunos matriculados no 10º ano são maioritariamente raparigas (53 por cento) e que o agrupamento com mais alunos é por esta altura o cientifico-natural (45 por cento), mas na entrada para a universidade essa percentagem diminui e passa a concentrar um número muito mais expressivo de rapazes.



Na apresentação da iniciativa, que arranca hoje e se prolonga até sexta feira, a responsável explicou que a intenção da IBM é agir antes das jovens tomarem uma decisão de futuro nas suas opções de carreira, influenciando de forma positiva o seu gosto pelas áreas dos sistemas de informação e engenharia.



Os resultados, recolhidos a nível internacional através de inquéritos efectuados depois do programa, mostram que 85 por cento das participantes manifestava interesse em seguir cursos nas áreas visadas pelos projectos.



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