A IBM acaba de anunciar que vai colocar à venda no mercado, já em 2003, a sua próxima geração de sistemas de software de armazenamento de dados e o sistema Storage Tank – que será lançado com os servidores empresariais xSeries baseados em microprocessadores Intel e que foi primeiro anunciado em finais de 2000.



O aumento da procura por equipamentos de armazenamento de dados deve-se, em parte, ao facto das empresas estarem a trabalhar cada vez mais em rede de modo a partilhar todas as suas bases de dados. Esta tendência criou a necessidade de se gerir melhor todas as informações para que este sistema se torne menos dispendioso. Assim, num momento em que se espera que o investimento em TIs por parte das empresas vá continuar a diminuir os programas de armazenamento de dados são, para os fabricantes, um mercado com possibilidades de margens de lucro elevadas.



Desta forma a IBM e a Hitachi, a segunda e terceira maior fornecedoras de sistemas de armazenamento de dados, estabeleceram uma joint venture independente com vista a acelerar a disponibilização de tecnologias e produtos de armazenamento no mercado – uma parceria que tem também como objectivo destronar a concorrente EMC do primeiro lugar. Esta aliança combina as operações das duas companhias no sector das drives de discos rígidos e integra os seus departamentos de investigação, desenvolvimento, produção, vendas e marketing.



Para já a IBM adianta que irá incorporar os standards definidos pelo grupo e que o seu software de virtualização – que permite às empresas melhorar o uso dos dados aumentando o acesso a eles e melhorando a utilização do armazenamento – será baseado no sistema operativo de código aberto Linux. Já o Storage Tank vai proporcionar aos utilizadores o acesso, gravação, partilha e gestão de ficheiros em redes de armazenamento.



Notícias Relacionadas:

2002-04-17 - IBM e Hitachi colaboram no desenvolvimento de tecnologias de storage

2001-10-12 - Novos processadores da IBM vão consumir menos energia

2001-07-10 - Samsung e Hitachi com novas tecnologias de armazenamento de dados

2001-06-11 - IBM desenvolve tecnologia que aumenta a velocidade dos chips

2001-05-30 - IBM em parceria com NEC, Hitachi e Fujitsu

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.