A IBM criou um processo de certificação denominado Green Sigma com o objectivo de reduzir os gastos de energia, água e resíduos por parte das empresas, no desenvolvimento de produtos e serviços, anunciou hoje a empresa no seu site.



Johnson Controls, Honeywell, ABB, Eaton, ESS, Cisco, Siemens, Schneider Electric e SAP, são as parceiras da fabricante americana neste projecto. Enquanto membros da parceria, irão colaborar com a IBM para criar produtos e serviços eficientes do ponto de vista ecológico.


A Green Sigma baseia-se em seis princípios e práticas no que respeita a energia, água, gestão de resíduos, emissão de gases com efeito de estufa, que devem ser observados durante todos os processos de produção e distribuição de um produto.


Pretende-se que as empresas melhorem a sua eficiência nestas áreas, reduzindo o consumo e o desperdício, reduzindo desta forma o impacto ambiental da sua actividade. A validação Green SigmaTM será atribuída apenas a empresas que respeitem estritamente os critérios de sustentabilidade ambiental definidos e permite aos consumidores optar por produtos e serviços com essa garantia.


"Através de parcerias públicas e privadas, e com empresas líderes numa vasta gama de indústrias e tecnologias a partilhar conhecimentos, podemos criar as soluções de que o mundo precisa para preservar recursos e combater as alterações climáticas", afirma Rich Lechner, vice-presidente do departamento de energia e ambiente da IBM, em comunicado no site da empresa.