Depois de ter sido experimentado por um grupo restrito de clientes, o futuro software de pesquisa para redes empresarias da IBM, com nome de código Masala, integrará agora um programa alargado de teste, prevendo-se o seu lançamento para o final do corrente ano, anunciou a fabricante.



O novo software será uma actualização ao DB2 Information Integrator, que chegou ao mercado no ano passado, e poderá pesquisar fontes de dados separadas e oferecer resultados de uma forma idêntica ao oferecido por um motor de busca na Web.



Com o Masala será introduzido um motor de busca de texto, baseado nos resultados do projecto de investigação WebFountain da IBM. A combinação da pesquisa de texto e das ferramentas para lançar queries à base de dados irá permitir às empresas retirar dados de fontes de dados estruturadas - como registos de base de dados - e de informação não estruturada - como sistemas de ficheiros -, segundo explicou Nelson Mattos, director para o DB2 Information Integrator, citado pela C|Net. A IBM tem usado o motor de texto no seu portal interno, que abarca cerca de 10 mil Web sites.



A actualização ao DB2 Information Integrator introduz um "publicador de eventos" que permite aos programadores construírem aplicações capazes de enviar alertas baseados em determinados acontecimentos específicos, que circulam através da aplicação de messaging da IBM, o WebSphere MQSeries, como por exemplo o facto das acções atingirem determinados preços.



O Masala também irá incluir um novo software de replicação para cache de queries e performance de velocidade. Usando tecnologias de gestão própria da iniciativa de computação autónoma da IBM, o Masala terá wizards para configuração de base de dados e sintonização de queries.



A futura versão do Masala irá incluir os resultados de um outro projecto de investigação da IBM, o Criollo, segundo indicou Nelson Mattos. As capacidades darão aos clientes empresariais um melhor inventário das suas bases de dados, assegurou.



Com o Masala, a IBM avança na área de integração de dados, onde compete, principalmente, com empresas de menor dimensão como a BEA Systems, mas também com o popular motor de busca Google, que na semana passada actualizou a sua Search Appliance, melhorando a capacidade e desempenho do dispositivo, que combina hardware e software para fornecer numa única caixa a tecnologia de pesquisa aplicada ao seu portal Web. Também a Microsoft anunciou recentemente a intenção de investir na área dos "motores de busca" para redes empresariais.



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