A IBM deverá lançar hoje, quarta-feira uma máquina de armazenamento de dados de entrada de gama destinado às companhias que pretendem arquivar email, efectuar backups de ficheiros importantes ou armazenar cópias de documentos em papel como acordos e contratos legais, informou a Reuters.



Anteriormente, a fabricante norte-americana de informática conquistou uma grande quota no mercado de data storage com o Shark, uma máquina topo de gama de armazenamento de dados. Mas agora, com este novo produto, a empresa parece pretender capturar posições no segmento de gama baixa de dispositivos deste tipo.



A nova máquina, uma Network-Attached Storage (NAS) que, como o nome indica, pode ser acedida pelos utilizadores através de uma rede informática, será comercializada com um preço a partir de 4.420 dólares (4.447 euros). Este valor representa cerca de metade do custo do anterior produto de gama baixa da IBM nesta área e quase um centésimo dos 400 mil dólares (402,9 mil euros) necessários para adquirir o Shark, que é empregue em aplicações de elevado desempenho como administração de bases de dados.



Recentemente, a EMC, uma das concorrentes da IBM no fabrico deste tipo de dispositivos, também afirmou que iria começar a apostar no segmento de entrada de gama no mercado de armazenamento de dados.


Notícias Relacionadas:

2002-06-03 - Tecnologia iBoot da IBM permite utilização de discos rígidos remotos

2002-04-23 - IBM lança nova geração de software de armazenamento em 2003

2002-04-17 - IBM e Hitachi colaboram no desenvolvimento de tecnologias de storage

2001-07-10 - Samsung e Hitachi com novas tecnologias de armazenamento de dados