Depois de anunciar em Maio um investimento anual de mil milhões de dólares num programa que visa melhorar as condições de utilização energética nos centros de processamento de dados da empresa, assim como nos dos seus clientes corporativos, a IBM revela agora a disponibilização das ferramentas que concebeu para esse efeito em Portugal.



Os serviços anunciados permitem avaliar os data centers dos clientes de todas as áreas e dimensões, através da análise dos centros "e posterior recomendação de boas práticas para uma maior eficiência energética, menor impacto ambiental e redução dos custos".



O conjunto de soluções da IBM tem em conta a organização do espaço dentro dos centros de dados, um maior controlo e optimização do sistema eléctrico dos dispositivos em utilização e os métodos de refrigeração adequados aos equipamentos.



A pensar nestes pontos, a empresa faculta três níveis de serviços avaliativos: análise ao ambiente físico do equipamentos, estudo da rede eléctrica do centro de dados (com uma análise termográfica dos quadros eléctricos e medições da qualidade da energia) e optimização do sistema de refrigeração das máquinas através da "análise aos seus pontos quentes" e à "circulação de ar frio e quente, de forma a resolver problemas relacionados com as altas temperaturas dentro dos centros de dados".



A IBM refere que esta oferta está disponível a partir de 5400 euros, "aumentando consoante os serviços requeridos e a dimensão dos centros de dados".



Há sensivelmente seis meses, a empresa anunciou que um dos objectivos desta campanha era duplicar a capacidade dos centros de dados de todo o mundo, até ao final da década, sem aumentar o consumo de energia.



Notícias Relacionadas:

2007-05-10 - IBM inicia programa para reduzir consumo energético nos data centers