A IBM deu mais um passo na abertura da sua propriedade intelectual para o desenvolvimento de normas abertas ao anunciar a possibilidade de utilização das suas patentes na área de desenvolvimento e implementação de software na área da saúde e educação em open source.



A Big Blue considera que o desenvolvimento de serviços nas áreas da educação e da saúde está limitado pelo proliferação de formatos de documentos incompatíveis e tecnologia proprietária, tornando difícil recolher dados de diferentes fontes e partilhar informação de bases de dados médicas ou recursos educativos. Com a abertura do acesso às suas patentes a empresa espera assim promover a interoperabilidade e a normalização dos formatos nestas duas áreas.



Em comunicado, a IBM salienta que a interoperabilidade e a normalização de formatos são essenciais para que estas duas indústrias possam melhorar a qualidade e garantir serviços a custos mais baixos.



Este anúncio da IBM para as áreas da saúde e educação segue-se à abertura de 500 patentes à comunidade open source no início deste ano, um exemplo que já foi seguido por outras empresas.

Notícias Relacionadas:

2005-01-11 - IBM doa conjunto alargado de patentes à comunidade open-source