A IBM deu mais um passo na abertura da sua propriedade intelectual para o desenvolvimento de normas abertas ao anunciar a possibilidade de utilização das suas patentes na área de desenvolvimento e implementação de software na área da saúde e educação em open source.
A Big Blue considera que o desenvolvimento de serviços nas áreas da educação e da saúde está limitado pelo proliferação de formatos de documentos incompatíveis e tecnologia proprietária, tornando difícil recolher dados de diferentes fontes e partilhar informação de bases de dados médicas ou recursos educativos. Com a abertura do acesso às suas patentes a empresa espera assim promover a interoperabilidade e a normalização dos formatos nestas duas áreas.
Em comunicado, a IBM salienta que a interoperabilidade e a normalização de formatos são essenciais para que estas duas indústrias possam melhorar a qualidade e garantir serviços a custos mais baixos.
Este anúncio da IBM para as áreas da saúde e educação segue-se à abertura de 500 patentes à comunidade open source no início deste ano, um exemplo que já foi seguido por outras empresas.
Notícias Relacionadas:
2005-01-11 - IBM doa conjunto alargado de patentes à comunidade open-source
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Grave o ecrã com a extensão Supercut e partilhe rapidamente o vídeo -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários