Dropbox, Google Drive, OneDrive, Box, Bitcasa, Meo Cloud, Vodafone Cloud.. a lista podia continuar durante mais algumas linhas. Estes são alguns dos serviços mais usados e conhecidos dos internautas portugueses. Aos quais em breve se vai juntar o iCloud Drive.



A Apple já tinha anunciado o serviço em junho, durante a conferência mundial de programadores (WWDC na sigla em inglês), mas esta semana ficaram-se a conhecer os preços da ferramenta.



Os utilizadores vão poder ter acesso a 5GB de forma gratuita, uma modalidade que também é praticada por outros serviços – o Google Drive oferece 15GB por exemplo.



Nas restantes modalidades o iCloud Drive vai custar 99 cêntimos por mês por 20GB de espaço, 3,99 euros por mês para 200GB, 9,99 euros mensais para 500GB e 19,99 euros por mês para 1Terabyte.



Os analistas consideram que apesar de não serem os preços mais apelativos do mercado, a Apple pode conquistar alguma quota e receitas através do ecossistema iOS – utilizadores que vão dar preferência ao serviço “da casa” e não a outras ferramentas.



O iOS 8 vai trazer algumas funcionalidades, como a cloud partilhada entre família, e que apenas funciona na iCloud. Muitos utilizadores vão acabar por procurar mais espaço.



Ainda não existe data para a chegada do serviço, mas é possível que coincida com o lançamento ou do iOS 8 ou do Mac OS X Yosemite.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.