O iCloud é o serviço de armazenamento na "nuvem" mais utilizado nos EUA. A solução da Apple regista 27% de taxa de utilização, superando em 10% a Dropbox, a segunda ferramenta mais popular entre utilizadores norte-americanos.

Os dados são revelados pela Strategy Analytics e sobre as duas primeiras posições a empresa de análise de mercado tem dois pontos que destaca: o serviço da Apple inclui o iTunes Match e goza de uma forte integração num dos ecossistemas móveis mais populares, enquanto a Dropbox tem uma taxa de utilização significativa sem estar integrada de origem em sistemas operativos, mas tendo várias aplicações disponíveis .

Na guerra da cloud a Amazon aparece na terceira posição com 15% da quota de mercado, seguida pelo Google Drive com 10%. Os resultados comparativos estão compilados na seguinte tabela e que se destaca pela presença dos serviços da Samsung e da LG, e da Gaikai, recentemente comprada pela Sony para incorporar na Playstation 4:

[caption]Serviços Cloud EUA[/caption]

Os conteúdos musicais são de longe os mais "armazenados" na cloud, e no caso dos serviços da Apple, da Amazon e da Google, cerca de 90% dos utilizadores dizem usar as ferramentas para guardar música. Na perspetiva dos analistas, é no "campo musical" que a batalha por novos utilizadores pode desequilibrar a balança.

"A Google está a tentar os utilizadores ao oferecer armazenamento para 20 mil músicas que podem ser distribuídas por streaming para qualquer dispositivo Android, uma funcionalidade que a Amazon e a Apple cobram através de subscrições anuais", comenta em comunicado o diretor de Digital Media da Strategy Analytics, Ed Barto.

O relatório concluiu ainda que existem muitos utilizadores para conquistar já que 55% dos norte-americanos que usam a Internet dizem nunca ter utilizado um serviço de armazenamento na "nuvem". Por outro lado, dos que dizem usar, 33% afirmou tê-lo feito pelo menos uma vez durante a semana que precedeu o inquérito.

Os resultados são baseados nas respostas de 2.300 norte-americanos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.