Durante o último trimestre de 2002 foram distribuídos em todo o mundo mais de 72 mil unidades de Tablet PCs, indica a IDC no seu Worldwide PC Tracker. Os Estados Unidos foram a região que absorveu maior número destes equipamentos, tal como era esperado, mas a Europa Ocidental, Japão e Ásia/Pacifico estão entre as zonas de maior potencial de crescimento.



Os Tablet PCs foram lançados em meados de Novembro com o suporte de sistema operativo e de marketing da Microsoft, que potenciou diversos modelos de diferentes fabricantes. Embora os números da IDC se refiram ao último trimestre de 2002, na verdade contabilizam pouco mais de 6 semanas entre o lançamento dos produtos e o final do ano.



Os mercados verticais, historicamente mais receptivos a equipamentos semelhantes a tablets, fomentaram uma grande procura inicial que é justificada pela utilização em aplicações baseadas em formulários. De acordo com a IDC, os departamentos de tecnologias de informação das empresas ainda estão a estudar a adopção dos Tablet PCs em ambientes empresariais.



Em termos de fabricantes, a IDC estima que a HP tenha ultrapassado a Fujitsu ao entregar mais de 17 mil unidades em todo o mundo. O sucesso desta empresa está também relacionado com um marketing agressivo e a sua rede de distribuição. Ao mesmo tempo, a Fujitsu manteve vendas fortes nos mercados verticais onde tradicional já operava.




Numa análise das vendas efectuadas no final de 2002, a IDC considera que o volume inicial de entregas representa um bom começo para estes novos equipamentos num mercado já saturado de computadores portáteis e dispositivos de mobilidade. AS consultora de mercado espera que durante este ano o crescimento de vendas seja significativo, projectado por esforços de marketing e refinamento de linhas de produtos assim com o desenvolvimento de novos modelos.

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