
A tecnologia já existia e tem vindo a evoluir e a amadurecer, com os fabricantes a mostrarem feira após feira os últimos desenvolvimentos na área da televisão com imagem tridimensional, mas os anúncios feitos na IFA pela Sony e a Panasonic podem acelerar a entrada do 3D nas casas.
A Associação de Blu-ray garantiu durante uma conferência na IFA que a especificação para o 3D em alta definição está pronta em Dezembro, o que dá o mote e cria as expectativas para a próxima geração de conteúdos tridimensionais.
A japonesa Sony confirmou ainda antes da IFA começar que a tecnologia vai estar largamente disponível na sua linha de televisores em 2010, alargando a estratégia também aos jogos, com a PS3 a sustentar conteúdos de jogos, sobre Blu ray.
A Panasonic capta porém a maioria das filas dos interessados em ver o filme Avatar em 3D. A produção de James Cameron só chega ao cinema em Dezembro mas conta com a tecnologia da empresa, que está a tirar partido do hype para mostrar o 3D na IFA.
Mas nem todos os fabricantes se mostram prontos para estar na linha da frente desta nova guerra pela conquista das salas de estar. Na Samsung o 3D continua em demonstração, tal como já acontecia no ano passado, em dois modelos diferentes: com e sem óculos para visão tridimensional.
A Philips já tem aproximações diferentes ao tema, mas igualmente sem data de anúncio e adiantando desde já que não espera que esta tecnologia seja muito popular entre os consumidores.
Também na Toshiba o 3D ainda não saiu do laboratório, e assim se poderá manter enquanto não estiverem conjugados os três factores que a empresa considera necessários: tecnologia madura nos ecrãs e nos óculos, preço apelativo e interesse dos consumidores, como adiantou ao TeK Akira Tsuduki Senior Manager da Divisão europeia para a área de TV.
Mais arrojada, a LG não tem ainda data de comercialização, mas garante que a sua solução passa pelo plasma. A prova de conceito poderá chegar ao mercado. Ou não.
Fátima Caçador
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários