A Intel apresentou oficialmente a sua nova linha de processadores, a 6ª geração de chips Intel Core, durante a IFA, feira de eletrónica de consumo que está a decorrer em Berlim. Mais do que um salto na potência dos processadores, a gama Skylake - como é conhecida - dá maior atenção aos consumos energéticos, às melhorias gráficas e ao suporte de novas ligações multimédia.

Nesta transição para uma nova geração de processadores a maior novidade é talvez a subdivisão da família de processadores Intel Core M. Até aqui usados em portáteis ultrafinos como o Macbook da Apple e garantindo um desempenho mediano, os chips passam a estar divididos nas categorias Core M3, M5 e M7.

Esta divisão segue a lógica que já é usada nos Intel Core i3, i5 e i7 - sendo que quanto maior for o número, mais potente e capaz será o processador.

A Intel promete várias melhorias na performance dos dispositivos graças aos novos chips, mas a comparação que faz é sobretudo com computadores de há cinco anos - naquele que parece ser um “convite” aos 500 milhões de utilizadores que têm um PC tão ou mais antigo. A tecnológica norte-americana diz que estes processadores foram feitos para tirar o maior proveito do novo sistema operativo da Microsoft, o Windows 10.

Comparando com os processadores Haswell apresentados no ano passado a melhoria na performance global deve rondar os 10% e a nível gráfico cerca de 30%.

Destaque ainda para a aposta da Intel em portáteis mais potentes. Além de trazer os processadores Xeon para esta gama de equipamentos, a tecnológica criou também pela primeira vez um processador de quatro núcleos Core i5 e um chip Core i7 que pode ser alvo de overclocking.

Ao longo dos próximos meses a Intel tenciona enviar para o mercado 48 variantes de processadores Skylake que vão integrar um vasto conjunto de equipamentos: desde computadores em pens USB, passando por um vasto conjunto de híbridos e portáteis mais profissionais.

Algumas das novidades já anunciadas, tanto da Acer como da Lenovo, já têm a nova geração de processadores da Intel como elementos em destaque.

 

Veja aqui as restantes novidades que foram apresentadas na IFA 2015

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.