O novo MacBook Pro de 13 polegadas tem dois modelos muito idênticos, cuja principal característica diferenciadora é o número de entradas Thunderbolt, duas num modelo e uma no outro. Foi a versão de duas entradas que a iFixit se debruçou para desmanchar e atestar a dificuldade em repará-lo. A especialista tem encontrado diversos problemas em equipamentos da Apple, alguns deles concebidos com componentes que não podem ser reparados, como foi o caso MacBook Pro 15 Touch Bar 2019.

O primeiro contacto com o portátil foi uma sensação de déjà-vu para os técnicos, sendo a tampa movida facilmente depois de retirar alguns parafusos especiais da Apple, que a iFixit diz dificultar bastante o processo. Notou, no entanto, uma ligeira alteração da bateria, com mais capacidade que a anterior versão (58,2 Wh contra o anterior 54,5 Wh), surpreendendo de forma positiva o facto de não ter sido reduzida em prol da adição ao hardware da Touch Bar e o sensor Touch ID, garantindo a mesma autonomia. Para arrumar os novos acessórios, a Apple optou por diminuir o sistema de refrigeração.

Os especialistas ficaram dececionados quando tentaram retirar o SSD (outrora modelar), tendo encontrado uma proteção soldada, deitando assim por terra um dos últimos elementos passíveis de receber upgrades. Os altifalantes estavam apenas aparafusados, o que reflete uma fácil substituição. O sistema de entrada Thunderbolt é modelar, sem a necessidade de estar soldado à motherboard, com modelos anteriores.

A iFixit notou ainda que as teclas pertencem à mesma geração butterfly 3.5 equipadas nos modelos que foram lançados anteriormente, com a garantia do programa de reparação da Apple.

Apesar de utilizar entradas Thunderbolt modelares, a introdução da Touch Bar custou o corte no SSD modelar que foi soldado e deixa de ser substituível. A especialista continua a queixar-se dos parafusos Pentalobe proprietários da Apple, que são complicados de lidar, assim como outros componentes altamente colados e soldados, tais como bateria e a RAM. No final, o MacBook Pro de 13 polegadas mereceu apenas 2 pontos em 10 no teste da iFixit.

tek iFixit mac 13

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.