A iFixit tem vindo a testar o grau de dificuldade nas reparações de novos equipamentos que chegam ao mercado, entre smartphones, tablets, portáteis e outros dispositivos. Depois de "desmanchar" os equipamentos, a especialista atribui uma nota baseada na dificuldade que teve em aceder aos componentes vitais. Agora, a empresa acaba de anunciar uma parceria com a Microsoft para vender ferramentas utilizadas nas suas reparações aos profissionais que as necessitem para consertar os computadores da linha Surface.

Sejam reparadores independentes do serviço iFixit Pro, fornecedores autorizados do serviço Microsoft ou clientes comerciais da gigante tecnológica: todos poderão comprar diretamente as ferramentas no website da iFixit. A parceria é referida como mais um passo em frente para tornar as reparações mais acessíveis aos clientes, aproveitando as regras do direito à reparação nos Estados Unidos (e também na Europa), seguindo-se à disponibilidade da Apple em fornecer peças a todos os interessados em reparar os seus equipamentos.

O lançamento do programa de reparações terá três ferramentas, pesos e acessórios que foram desenhadas pela Microsoft e fabricadas pela iFixit. Estas ferramentas vão permitir contornar com precisão os adesivos que seguram os componentes dos equipamentos e que têm sido os principais “inimigos” das reparações de muitos equipamentos testados pela especialista.

tek ifixit

A empresa destaca que a decisão da Microsoft de fornecer as ferramentas aos técnicos independentes é um passo na direção certa. A decisão vai ajudar a comunidade de reparadores a darem um passo em frente, de forma mais segura. A própria Microsoft assume o compromisso de expandir o acesso às ferramentas de reparações para novos produtos durante o próximo ano.

Como curiosidade desta parceria, a iFixit deu uma nota muito negativa ao Surface Duo, justificando o “2” pelo exagero dos adesivos, componentes soldados e outros aspetos que tornam a sua reparação num pesadelo. Resta saber se a Microsoft tomou notas em futuros produtos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.