O centro projetado para Manchester, no Reino Unido, é o primeiro dos seis que a IMAX tem previstos para 2016, em locais como China, Japão, Médio Oriente e Europa de Leste.

Com estes espaços, inicialmente a empresa pretende avaliar as experiências que melhor resultam com os consumidores. “Vamos usar estas localizações-piloto para testar vários fatores, incluindo a experiência no geral, modelos de preço e o género de conteúdos oferecidos.

Caso as experiências corram bem, a ideia é continuar a abrir espaços adicionais, em todo o mundo, em grandes cinemas ou destinos turísticos.

A intenção da IMAX Corporation tinha sido revelada durante a mais recente conferência de programadores da Google, pela parceria mantida para o desenvolvimento de uma supercâmara de realidade virtual para a produção de conteúdos para exibir nas novas salas de cinema – com a ajuda dos óculos da sueca Starbreeze.

Na altura, Richard Gelfond, chefe executivo da IMAX, disse ao The Wall Street Journal que as futuras experiências em RV deverão custar entre 7 e 10 dólares e durar cerca de 10 minutos. Quanto à qualidade que estas experiências terão, Bo Andersson, CEO da Starbreeze, especificou, "vamos poder saltar cinco anos para à frente daquilo que a maioria das pessoas podem fazer em sua casa".