Três empreendedores norte-americanos querem que a impressão 3D fique acessível a toda a população e a Dreambox é o projeto que estão a desenvolver para concretizar o objetivo. A "caixa dos sonhos" mistura o conceito de máquina de conveniência com uma impressora de capacidades tridimensionais incorporada.

O conceito da Dreambox funciona da seguinte maneira: os utilizadores podem introduzir a ordem de pedido a partir de casa através do computador ou podem dirigir-se diretamente à máquina com uma pen USB. A impressão pode ser um objeto desenhado pela pessoa ou caso não tenha conhecimentos suficientes, pode escolher do catálogo de ofertas que a Dreambox vai disponibilizar.

Assim que a escolha está feita e o comando de impressão é executado, a máquina mais próxima da casa do cliente começa a processar o pedido que fica pronto no prazo de 24 horas, garantem os cofundadores da projeto. Quando a impressão do objeto está concluída os clientes são notificados através de uma SMS.

Os objetos impressos são depois armazenados em compartimentos que só podem ser acedidos com um código de autenticação que é enviado em conjunto com a SMS de alerta.

[caption]Dreambox[/caption]

O projeto surgiu quando David Pastewka, Ricard Berwick e Will Drevno se conheceram num evento de programação na Universidade da Califórnia, nos EUA. Segundo avança o Mashable, chegaram à conclusão de que não tinham opções de impressão 3D dentro do campus universitário e que os serviços de encomenda online existentes podem demorar entre duas a quatro semanas para fazerem a entrega do produto.

Como se pode ler na página oficial do projeto, as impressões podem ser executadas em ABS, PBS, nylon, madeira e metal. Para já e numa altura em que o projeto está em fase de desenvolvimento, a Dreambox apenas está a aceitar ficheiros ASCII STL com 5MB ou menos, para que os pedidos não demorem muito tempo a serem concretizados.

A Dreambox terá que enfrentar um desafio que é transversal a toda a indústria da impressão 3D e que é agravado pelo conceito de máquina de conveniência: a velocidade e rapidez com que o serviço é executado. As vending machines têm sucesso porque além de estarem disponíveis em vários locais, executam a tarefa de forma rápida - seja um ponto de venda de alimentos ou apenas uma cabine de fotografias.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico