Oito das principais empresas de electrónica de consumo formaram uma aliança para a promoção e desenvolvimento do sistema operativo open source em aparelhos electrónicos (desde televisões a telemóveis), numa medida que é vista como uma tentativa de aproximação do Linux a mercados mais massificados.



A Sony, Royal Philips Electronics e Matsushita Electric Industrial são três dos fundadores do já nomeado CE Linux Forum (CELF), que inclui ainda a Toshiba, Hitachi, NEC, Samsung e deverá contar futuramente com a IBM.



A associação anunciou já em comunicado que os seus objectivos passam pela definição dos requisitos técnicos que tornem o Linux mais próprio para utilização em produtos de electrónica de consumo, assim como a promoção do uso do open source na indústria da electrónica de consumo em geral.



As restantes tarefas da associação passam pela redução do tempo de espera durante o arranque e encerramento do sistema, melhoria das suas capacidades de transmissão em tempo real, redução dos seus requisitos de memória e melhoramento da sua capacidade de gestão. No futuro próximo a CELF vai publicar uma lista dos referidos requisitos técnicos, estando a partir de agora disponível para aceitar colaborações de outras empresas que se lhe queiram juntar.



Este anúncio sugere uma reacção das empresas envolvidas nesta parceria às tentativas recentes da Microsoft de promover o uso do seu próprio software em leitores de DVD e e outros equipamentos electrónicos.



Notícias Relacionadas:

2003-05-15 - Comissão Europeia pondera investigar tácticas da Microsoft contra Linux