
A indústria e os centros de investigação e desenvolvimento europeus anunciaram hoje uma plataforma que visa juntar forças para aumentar a competitividade da região em matéria de Computação de Alto Desempenho (HPC, na sigla internacional).
A estratégia passa pela criação de uma Plataforma Tecnológica Europeia (ETP, na sigla internacional) para a Computação de Alto Desempenho, que vai reunir os centros de investigação em Espanha (BSC), França (CEA), Itália (CINECA) e Alemanha (Fraunhofer, Jülich Forschungszentrum e LRZ) e as fornecedoras de tecnologia para este tipo de máquinas.
ARM, Bull e STMicroelectronics são alguns dos nomes confirmados do lado da indústria, numa lista onde também se incluem a Allinea, Caps Entreprise, Eurotech, ParTec, e Xyratex.
Esta plataforma conjunta terá como objetivo principal o delineamento das prioridades no que respeita à investigação para o desenvolvimento da tecnologia "em todos os segmentos da cadeia de fornecimento de soluções de HPC na Europa", afirmam em comunicado.
De acordo com os envolvidos no projeto, a iniciativa deverá ajudar a reforçar a competitividade da Europa nesta área, apontada como uma "capacidade chave" para o futuro da investigação e desenvolvimento.
A HPC é um instrumento indispensável à resolução de problemas de elevada complexidade, que exigem muita e eficiente capacidade de processamento e armazenamento de dados, necessários em matérias como a análise de fenómenos naturais (como o tempo, alterações climáticas e epidemias), otimização de recursos energéticos, pesquisas de novos materiais e diminuição dos ciclos de desenvolvimento na engenharia, notam os responsáveis.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários