A indústria e os centros de investigação e desenvolvimento europeus anunciaram hoje uma plataforma que visa juntar forças para aumentar a competitividade da região em matéria de Computação de Alto Desempenho (HPC, na sigla internacional).

A estratégia passa pela criação de uma Plataforma Tecnológica Europeia (ETP, na sigla internacional) para a Computação de Alto Desempenho, que vai reunir os centros de investigação em Espanha (BSC), França (CEA), Itália (CINECA) e Alemanha (Fraunhofer, Jülich Forschungszentrum e LRZ) e as fornecedoras de tecnologia para este tipo de máquinas.

ARM, Bull e STMicroelectronics são alguns dos nomes confirmados do lado da indústria, numa lista onde também se incluem a Allinea, Caps Entreprise, Eurotech, ParTec, e Xyratex.

Esta plataforma conjunta terá como objetivo principal o delineamento das prioridades no que respeita à investigação para o desenvolvimento da tecnologia "em todos os segmentos da cadeia de fornecimento de soluções de HPC na Europa", afirmam em comunicado.

De acordo com os envolvidos no projeto, a iniciativa deverá ajudar a reforçar a competitividade da Europa nesta área, apontada como uma "capacidade chave" para o futuro da investigação e desenvolvimento.

A HPC é um instrumento indispensável à resolução de problemas de elevada complexidade, que exigem muita e eficiente capacidade de processamento e armazenamento de dados, necessários em matérias como a análise de fenómenos naturais (como o tempo, alterações climáticas e epidemias), otimização de recursos energéticos, pesquisas de novos materiais e diminuição dos ciclos de desenvolvimento na engenharia, notam os responsáveis.