Este ano, as empresas europeias vão gastar 208 mil milhões de dólares com soluções de Internet das Coisas (IoT), mantendo o mercado a crescer em ritmo acelerado e a uma taxa de dois dígitos, até 2026.

Por sectores, este crescimento será mais acentuado nas áreas onde existe a necessidade de manter operações em funcionamento sem atritos ou paragens, ou maior pressão para melhorar a performance, como sejam a indústria, o retalho, infraestruturas e saúde, refere um estudo da IDC.

A indústria vai liderar este crescimento, no que se refere à quota em volume de investimento. A maior fatia irá para as soluções de gestão de ativos de produção e para a manutenção preditiva, que permitem às empresas fazer a monitorização remota de equipamentos, ou a manutenção de equipamentos industriais.

O maior crescimento, em termos de nível de adesão, relaciona-se com o carregamento de veículos elétricos. Vai refletir a proliferação das estações de carregamento elétrico por todo o continente e a procura crescente de soluções de IoT que tirem partido desta infraestrutura, para disponibilizar diferentes serviços. Entre eles, soluções de marketing, serviços de faturação, entre outros.

Outra área onde a IDC prevê um crescimento relevante das soluções de IoT na região é no domínio das soluções de video analytics, com recurso a inteligência artificial e algoritmos avançados para reconhecer, detetar e analisar vídeos gravados ou ao vivo. Esta área deverá ter um crescimento exponencial nos próximos anos na Europa, com investimentos que terão objetivos principais recolher informação relevante para o negócio ou acautelar questões de segurança.

Os dados apurados no Worldwide Semiannual Internet of Things Spending Guide mostram ainda que, embora o ritmo de crescimento do mercado tenha abrandado depois do início da guerra na Ucrânia, nem este evento nem a inflação, a pandemia ou as disrupções na cadeia de fornecimento parecem ter condições para afetar a trajetória de crescimento dos investimentos em IoT nos próximos anos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.