O robot chama-se ColRobot e vai ser apresentado e testado na próxima terça-feira, dia 22 de janeiro, no Porto, concluindo mais uma fase de desenvolvimento do projeto europeu em que o Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) esteve envolvido e que contou com vários parceiros, entre os quais a Renault, a Universidade de Coimbra  e o Fraunhofer-IFF da Alemanha, entre outros.

Segundo o INESC TEC, o ColRobot combina tecnologia de ponta desenvolvida na Europa com requisitos do utilizador para aplicar em processos de montagem, criando assim um sistema integrado de robótica de colaboração, onde um manipulador móvel age como uma “terceira mão”, entregando kits, ferramentas, peças ou segurando peças de trabalho enquanto o operador executa tarefas.

Germano Veiga, investigador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC, explica que “o ColRobot vai ter um grande impacto nestas indústrias pelas tecnologias inovadoras que utiliza, que foram desenvolvidas com foco no ambiente operacional nas principais indústrias europeias, por ter um sistema robótico colaborativo e seguro, por ajudar a melhorar a competitividade da produção europeia e por permitir uma produção flexível”.

O robot pode ser usado na indústria automóvel para montagem de peças de carrinhas, com a vantagem de eliminar ou reduzir a exposição a condições pouco ergonómicas e garantindo autonomia para executar operações de montagem. Será esta a demonstração feita em Portugal.
O desenvolvimento teve em vista também a indústria aeroespacial, onde os benefícios estão centrados no apoio à preparação de kits para operações de montagem de satélite, ao fornecimento de kits de montagem diretamente para as áreas de montagem de satélite e enquanto “mão extra” na ajuda ao operador para instalação de equipamentos por satélite.
O projeto foi financiado ao abrigo do programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020 e contou com um financiamento de 4,3 milhões de euros.