A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento e a IBM assinam amanhã o protocolo que formaliza o lançamento da Iniciativa Nacional GRID, um projecto que entre outras coisas pretende reforçar as competências e capacidades do país em computação em rede.



Presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, a sessão de lançamento da iniciativa contará com a intervenção de oradores da Comissão Europeia, do CERN e de centros de investigação e computação GRID da Espanha, que falarão da visão comunitária sobre grid e nomeadamente sobre vários projectos europeus nesta área, incluindo projectos de infra-estruturas, científicos e de imageologia médica, refere um comunicado de imprensa.



Na mesma altura será discutido o ponto da situação e evolução da computação em rede em Portugal, estando também preparada a análise dos projectos de cooperação internacional nesta área.



A execução da Iniciativa Nacional GRID está a cargo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), cabendo à UMIC o acompanhamento do projecto. A IBM ficará responsável pela disponibilização às instituições científicas e do Ensino Superior de software, materiais educativos e de especialistas em grid que participarão em conferências, colóquios, seminários e debates, explica o comunicado.



Além do reforço das competências e capacidades de Portugal em computação em rede, a Iniciativa Nacional GRID pretende igualmente assegurar melhores condições de acesso a investigadores cujos projectos envolvam tarefas informáticas complexas ou impliquem quantidades elevadas de dados, reforçando ao mesmo tempo a multidisciplinaridade e a colaboração entre as comunidades de utilizadores das redes de elevado desempenho.



Por último, com a Iniciativa Nacional GRID, a FCT e UMIC querem também contribuir para dar a conhecer às empresas as instituições científicas e recursos humanos que, em Portugal, têm conhecimentos e experiência de computação em rede.

Notícias Relacionadas:

2004-12-10 - Megagrid junta esforços de quatro tecnológicas
2003-11-26 - Estratégia grid computing da Oracle apresentada em Portugal


2003-11-12 - Computação em grelha crescerá 60 por cento nos próximos cinco anos