O Instragram revelou novas funcionalidades direcionadas a pessoas cegas. Segundo adianta, as duas novidades pretendem trazer para a rede social um potencial de 285 milhões de novos utilizadores, até aqui impedidos de navegar, já que a rede social se centra em fotografias e vídeos, muitos deles sem sequer terem som.

A primeira funcionalidade introduzida é um modo de texto automático alternativo, que permite aos utilizadores ouvirem as descrições das fotos no leitor do ecrã quando navegam pelo feed das novidades, acedem ao menu Explore e os perfis. Para tal, o sistema utiliza tecnologia de reconhecimento de objetos para gerar descrições nas fotografias, e desta forma, os utilizadores cegos podem ouvir a lista de itens que as fotos podem conter, enquanto navegam pela aplicação, explica o Instagram.

tek instagram

Outra funcionalidade centra-se na submissão das fotografias na rede social. Os utilizadores podem também introduzir uma segunda descrição, mais detalhada, depois de submeter as fotografias. Para tal deve ir às definições avançadas e enriquecer as legendas das fotografias, e desta forma dar uma descrição oral mais detalhada aos utilizadores cegos. Embora seja mais trabalhoso, contribuir para a possibilidade das pessoas cegas navegarem mais facilmente pela rede social, permite obter mais acessos do público aos respetivos perfis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.