A Intel anunciou ontem um novo processador da gama Xeon, optimizado para servidores com duplo processador e estações de trabalho. Segundo a empresa, o Xeon 3,2GHz que dispõe de 1MB de cache e um bus de sistema de 533 MHz é o mais rápido da família Xeon DP, garantindo ainda níveis de performance melhorados.



Em comunicado, a Intel explica que o processador foi concebido para ser utilizado em servidores genéricos, alojamento web, data caching, motores de busca, streaming media e computação de elevado desempenho. Nas estações de trabalho está especialmente vocacionado para a criação de conteúdos digitais, design mecânico e eléctrico, análise financeira e modelação 3D.



O Intel Xeon 3.2 Ghz garante compatibilidade com as plataformas anteriores Intel Xeon concebidas para servidores (a partir de chipsets Intel E7501), para estações de trabalho (com chipset E7505), ligações de rede IntelPRO Gigabit Ethernet, e controladores Intel Server RAID, avança o documento. No que respeita ao hardware, a compatibilidade com vendedores líderes e produtos de servidor da Intel, que utilizem servidores Intel Xeon duplos, está também garantida.



O novo processador está disponível por 851 dólares, vendido em lotes de 1000 unidades e chega ao mercado já esta semana através dos fornecedores habituais.



Notícias Relacionadas:

2003-07-15 - Intel reforça potência do processador Xeon com cache de 1 MB

2003-03-11 - Processadores Xeon da Intel ultrapassam barreira dos 3 GHz

2002-12-19 - IBM lança servidor com 16 processadores Xeon

2001-09-20 - Intel altera lançamento de novos Xeon