A Intel anunciou ontem que planeia actualizar a sua linha de processadores Xeon introduzindo-lhe maior capacidade de memória e ganhando novos trunfos para competir com os Opteron da fabricante AMD, sua concorrente mais directa.



A empresa tem mantido algumas reticências relativamente à tecnologia de 64 bits, na qual apenas apostou para a sua linha de processadores da gama alta Itanium, desenvolvidos em parceria com a HP. No que toca ao resto da oferta, a Intel vinha defendendo que a tecnologia de 32 bits tinha condições para satisfazer todos os requisitos necessários.



Numa conferência que decorreu ontem nos Estados Unidos, a empresa mudou significativamente o seu discurso, admitindo que um número considerável de programas podem tirar partido das capacidades de memória adicionais da tecnologia de 64 bits, referindo a existência dos vários pilotos testando e preparando sistemas operativos e aplicações para suportar a tecnologia.



Recorde-se que um dos argumentos da Intel para manter a generalidade da sua linha de produtos nos 32 bits tinha a ver com a escassez de aplicações desenhadas para esta tecnologia. O interesse do mercado na tecnologia serve agora para justificar a alteração na estratégia e o interesse em estender a gama 64 bits a outras áreas do mercado empresarial, como os pequenos servidores para workstations, avança a Associated Press com base na informação divulgada em conferência de imprensa.



O update da linha Xeon deverá estar no mercado no segundo trimestre deste ano, dirigindo-se sobretudo a servidores e estações de trabalho, ao contrário da linha Itanium vocacionada para computadores mainframe de grandes empresas. Outra das diferenças entre a linha Xeon de 64 bits e a linha Itanium tem a ver com a capacidade dos Xeon de correrem programas originalmente desenhados para chips de 32 bits sem perda de desempenho.



Ainda assim, a abertura da Intel para estender os processadores de 64 bits aos pequenos negócios não inclui, para já, planos relativos à linha de processadores para desktop, onde a AMD também já disponibiliza processadores com aquela tecnologia ( através da linha Athlon).



Notícias Relacionadas:

2003-06-30 - Intel revela a nova versão do processador de 64 bits Itanium 2


2003-07-01 - AMD amplia linha de processadores de 64 bits Opteron