A Intel tomou partido na batalha judicial entre o SCO Group e o Linux, contribuindo para um fundo monetário de defesa, apresentado ontem pelo Open Source Development Labs (OSDL), um consórcio industrial do qual faz parte o criador do Linux, Linus Torvalds, e que se destina a proteger os utilizadores do sistema operativo open-source.



"O fundo estará disponível para alguns dos clientes Linux que fiquem sobre litigação da SCO", afirmou o director executivo da OSDL, Stuart Cohen, citado pela News.com. Um sub comité do conselho de administração do consórcio irá decidir como alocar os fundos.



A Intel tem permanecido bastante discreta no processo judicial iniciado em Março de 2003, mas a fabricante, juntamente com outras grandes empresas da área da informática, estão activamente envolvidas no OSDL.



Querendo atingir os 10 milhões de dólares, o consórcio reuniu até agora três milhões de dólares de um grupo de empresas onde se inclui a IBM, a MontaVista Software e a Intel.



O dinheiro angariado será destinado à protecção dos utilizadores que sejam processados por questões relacionadas com a "indústria" Linux, e não com assuntos relacionados com o utilizador ou empresa em particular.



A SCO, que detém os direitos de propriedade intelectual do Unix, afirma que parte do código do sistema operativo foi ilegalmente "transportado " para o Linux, exigindo por isso que os utilizadores do software open-source paguem as licenças ou enfrentem os tribunais.



Já os peritos legais aconselham, contudo, os utilizadores de Linux a esperarem pelo que virá em matéria de tribunal antes de concordarem com o pagamento de qualquer licença.



O OSDL não é o primeiro a oferecer medidas proteccionais no domínio legal em defesa do Linux. A Hewlett-Packard afirma que indemniza os seus clientes Linux contra as acções do SCO Group e a Red Hat iniciou, individualmente, uma angariação de fundos destinada aos programadores open-source.



Notícias Relacionadas:

2003-12-22 - SCO avisa utilizadores empresarias de Linux pela segunda vez

2003-11-05 - SCO continua apostada em proteger código-fonte do Unix

2003-05-15 - SCO ameaça empresas de implicação em processo sobre direitos de Unix

2003-03-07 - SCO processa IBM por alegada apropriação não autorizada de tecnologia Unix