A Intel criou um selo especial para distinguir os portáteis de maior performance e assim ajudar os utilizadores nas escolhas. O selo com o logotipo da fabricante de processadores tem a mensagem “Engineered for mobile performance” e apenas os portáteis com os requisitos mínimos designados podem utilizá-lo.

Para tal, as máquinas terão de ter uma bateria e performance de autonomia capaz de durar, pelo menos, nove horas com uma única carga. Além disso, terão de ligar-se em dois segundos, ou seja, passar do modo hibernação para a capacidade de navegação na internet em apenas dois segundos. Acima de tudo, terá de ter a mesma performance em modo bateria ou ligado à corrente.

tek intel

Segundo avança o The Verge, estes portáteis terão de passar um teste de verificação pelos próprios engenheiros da Intel. A iniciativa já terá o apoio de mais de 100 parceiros. No entanto, não se trata de uma etiqueta de autenticação, mas sim de um identificador visual rápido, que ajudam os clientes a separar o “trigo do joio”, no que diz respeito a estes atributos essenciais nos portáteis.

O primeiro computador portátil a receber este novo selo de certificação é o Dell XPS 13 2-in-1, que está disponível para venda a partir de hoje. Ainda assim, a Intel refere que este certificado é inteiramente opcional para os fabricantes utilizarem.