A Intel cumpriu ontem o prometido e no segundo dia do Intel Developer Forum foi ao encontro das expectativas dos analistas e demonstrou o primeiro dual core a lançar no mercado durante o próximo ano, desfazendo as dúvidas sobre o tipo de metodologia aplicada no desenvolvimento dos novos processadores.



A empresa assumiu que está a trabalhar em ambas as linhas x86 (que também servirá de base aos dual core da AMD) e Itanium e avançou que a arquitectura NetBurst servirá de base aos primeiros modelos equipados com a nova tecnologia, tal como nos actuais Pentium 4. Outro ponto em comum com o mais recente Pentium 4 é o chipset Grantsdale 915, também usado no dual core demonstrado, segundo a C|Net.



Optando por concentrar o grosso das novidades num único dia de evento, a área móvel foi a segunda grande visada do dia. Anand Chandrasekher, director geral da empresa para a área de plataformas móveis, avançou com os nomes de código das principais tecnologias para notebooks, a lançar pela companhia a partir do próximo ano.



O responsável confirmou em definitivo que a tecnologia sucessora do Centrino, conhecida por Sonoma, chega ao mercado no primeiro trimestre do próximo ano, para no ano seguinte ser substituída por uma nova versão com o nome de código Napa.



Segundo aquelas declarações, a plataforma Napa poderá mesmo ficar disponível no final de 2005, caso contrário será lançada no inicio do ano seguinte, acompanhada por um novo chipset baptizado com o nome de código Calistoga.



De volta à plataforma Sonoma, Anand Chandrasekher explicou que esta vai incluir a última versão do Pentium M e um módulo Wi-FI, assim como um novo chipset - já antes anunciado, mas com lançamento adiado do último trimestre deste ano para o início de 2005- o Alviso.



Na área de notebooks fica ainda a promessa de uma versão dual core que se irá chamar Yonah e o compromisso de manter em curso os projectos de investigação para o desenvolvimento de tecnologias que prolonguem a vida das baterias nos equipamentos portáteis. O objectivo é até 2010 duplicar o actual período de utilização das baterias de quatro para oito horas.



Na área de desktops as apresentações foram mais moderadas, uma vez que os processadores dual core tinham já assumido um papel central na estratégia para 2005.



Ainda assim, a Intel apresentou dois exemplos do conceito entertainment PC que chegam ao mercado antes do final do ano. Os dois modelos foram fabricados pela HP e pela Dell e equipados pela Intel e pretendem concentrar no PC um conjunto de funcionalidades multimédia, até aqui dispersas por vários equipamentos.



Notícias Relacionadas:

2004-09-07 - Dual Core e WiMax dominam novidades do Intel Developer Forum

2004-08-05 - Processador dual core para desktop da Intel disponível em meados de 2005