A Intel anunciou ter terminado a especificação final para uma nova norma de áudio, designada Intel High Definition Áudio. Esta vem substituir a AC’97, que já tem quase uma década, garantindo uma melhor performance em termos de exibição de som nos computadores pessoais e outros dispositivos móveis.

Apostando na ideia de que o PC terá um papel vital no crescimento da utilização de equipamentos de home theatre e soluções de áudio avançadas, a Intel afirma que esta nova norma vai colocar a qualidade de áudio integrada on board ao nível dos equipamentos de electrónica de consumo, abrindo caminho a uma nova geração de som de alta definição.

Para já aderiram ao desenvolvimento da especificação mais de 80 empresas, entre fabricantes de PCs e de electrónica de consumo, assim como empresas de software. Este grupo trabalhou em conjunto para desenvolver uma nova arquitectura mais flexível e dinâmica, de preços reduzidos, que possa ser alargada no futuro.

“A plataforma PC mantém-se como a solução mais versátil para as aplicações de media que os consumidores exigem actualmente e as capacidades de High Definition Audio vão projectar o PC para o verdadeiro topo da performance de áudio”, garante Thomas Loza, gestor das iniciativas tecnológicas da Intel em comunicado.

A nova especificação vai garantir melhor qualidade na experiência de toque de música, ao mesmo tempo que assegura uma melhor qualidade na entrada de voz e de aplicações de comunicação. Na especificação está contemplado também um melhor suporte a microfones multicanal, alocação dinâmica de largura de banda e flexibilidade de configuração de equipamentos de som.

Em comunicado a Intel afirma ainda que a nova norma vai integrar o novo chipset Grantsdael, que deverá chegar ao mercado de integradores no final deste ano.

Notícias Relacionadas:
2003-05-21 - Intel revela processadores Pentium 4 e chipsets Springdale para PCs

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.