As fabricantes de PCs deverão demonstrar modelos de computadores contendo o novo processador Pentium 4 de 3 GHz da Intel a 14 de Novembro, dias antes do início da Comdex de Outono, uma das maiores feiras de Tecnologias da Informação e da Comunicação, que se irá realizar entre 18 e 22 de Novembro, na cidade norte-americana de Las Vegas.

Esta informação, divulgada pela C|NET, parece indicar que a Intel deverá lançar nesse mesmo dia o chip para computadores desktop com maior desempenho no mercado. Para além de correr a uma velocidade de relógio superior a outros processadores concorrentes, o chip irá conter a tecnologia de hyper-threading da Intel, que permite que um chip funcione quase como se fosse dois.



Nesse mesmo dia, quase todas as maiores fabricantes de PCs irão lançar ou anunciar sistemas informáticos destinados ao segmento de consumidores, de acordo com fontes próximas das empresas contactadas por aquela publicação online. Tal como é habitual por altura da introdução de novos modelos, também deverão ocorrer em simultâneo reduções de preços. O mais recente corte nos preços dos processadores para desktops efectuado pela Intel ocorreu em Setembro, após o lançamento do Pentium 4 de 2,8 GHz.



Apesar de as fabricantes não preverem fortes vendas de PCs para o quarto trimestre, a Intel e a sua rival AMD continuam a acelerar a velocidade dos seus processadores. Os construtores de PCs deverão lançar para o final de mês de Novembro computadores contendo processadores Athlon XP 2700+ e 2800+ da AMD.



Com a tecnologia de hyper-threading, diferentes regiões no interior do processador podem processar diversas partes de uma aplicação ao mesmo tempo. Em contraste, a maior parte dos chips actuais processam as partes de uma forma bastante linear. Este processamento simultâneo, que já faz parte dos processadores Xeon da Intel para servidores, aumenta o desempenho até 30 por cento.

Tal como em anos recentes, algumas companhias estão a preparar grandes lançamentos de hardware para antes do início da Comdex, em vez de esperarem o evento para divulgarem os novos produtos. No dia 7 de Novembro, a Microsoft irá dar formalmente início à comercialização do seu software Tablet PC em Nova Iorque, ao passo que a HP, a Fujitsu, Toshiba e outras irão exibir computadores portáteis convertíveis e pastas electrónicas que empregam o software.


Notícias Relacionadas:

2002-08-28 - Pentium 4 da Intel sobe aos 2,8 GHz
2002-07-23 - Pentium 4 de 3GHz a tempo da época de Natal
2002-05-07 - Novo Pentium 4 da Intel bate barreira dos 2,5 GHz
2002-04-01 - Novo Pentium 4 da Intel bate recordes de velocidade e de tamanho