A Intel começou a vender os seus últimos processadores single core. A família Xeon, dirigida ao segmento de servidores, encerra uma geração de chips com núcleo único de processamento, para dar lugar à tecnologia dual core, grande aposta da fabricante que já concluiu a migração das restantes linhas.



A fabricante anunciou novas versões Xeon de baixa voltagem como o LV3 GHz com um processador de 55 w e o MV 3,20 GHz, com um processador de 50 watts. Ambos os modelos são dirigidos a "servidores em rack ou com design blade, onde o espaço é racionado e a eficiência uma prioridade", detalha um comunicado.



Para além dos modelos de baixa voltagem, a Intel lançou também uma versão Xeon a 3,80 GHz com uma memória cache L2 de 2MB, que aposta nos baixos consumos energéticos e suporta a tecnologia Hyper-Threading e uma versão com a mesma memória cache mas que corre a 2,80 GHz, esta mais vocacionada para servidores de pequenas organizações.



No mesmo comunicado a Intel garante que o primeiro dual core da família Xeon, com o nome de código Paxville, estará disponível nas próximas semanas, quando o road map da empresa remetia o lançamento apenas para o próximo ano.



Os novos Xeon com 2 MB de memória cache L2 estão disponíveis por 851 e 198 dólares, o primeiro preço para a versão a 3,80 Ghz e o segundo para a versão a 2,80 Ghz, em compras de mil unidades. O LV 3 GHz custa 519 dólares e o MV 3,20 GHz 487 dólares.



Notícias Relacionadas:

2005-08-16 - Intel antecipa lançamento da linha dual core Xeon para 2005

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.