A cerca de um mês do lançamento da nova versão do Windows, a Intel promoveu um verdadeiro desfile de tablets e portáteis híbridos com Windows 8, tendo como base o novo processador Atom Z2760, com que o fabricante norte-americano conta conquistar quota de mercado no universo dos novos portáteis.


Foi no San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA), onde só a
Microsoft não marcou presença com o seu Surface, cedendo o espaço aos vários fabricantes e marcas mundiais de computadores, na sua maioria a mostrar tablets e computadores portáteis híbridos prontos a comercializar.


Em comum, a utilização do Windows 8 e do novo chip da Intel, bem como "form factors" baseados em ecrãs de 10" e 11" e espessuras dos chassis abaixo de 1 cm.


"Com o novo Atom Z2760 a Intel tem agora tablets tão finos como 9mm, leves, silenciosos e com baterias que duram todo o dia. É uma enorme mudança permitida tanto pelo design do hardware, como pela integração de software" defende o analista de mercado Patrick Moorhead, da Moor Insights & Strategies, citado pela Computerworld.


Entre os fabricantes presentes apenas a Samsung avançou com preços, propondo um tablet para a sua series 5 por 649 dólares, ou mais 100 dólares pela versão do mesmo dispositivo com um teclado acoplável.


Além do fabricante sul coreano, marcaram também presença a Acer com o seu Iconia W510, a http://www.dell.com/ com o Latitude 10, o modelo Vivo Tab, da
Asus, bem como a HP com o seu Envy x2.


Adicionalmente a Lenovo mostrou também o tablet ThinkPad 2, cujo lançamento está previsto para 26 de Outubro, enquanto a ZTE anunciou a sua estreia neste segmento com o V98, a lançar no início de 2013.


LG e Fujitsu fizeram ainda parte das lista anunciada pela Intel como fabricantes que irão disponibilizar modelos baseados no seu novo processador e no Windows 8.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico