A Intel anunciou a chegada de três microprocessadores de última geração que se caracterizam pelo seu baixo consumo energético, alto desempenho gráfico e por serem "amigos" do ambiente, caracteriza a empresa.



Todos os chips, denominados Nehalem, Larrabee e Dunnington, são baseados em tecnologias de 45 nanómetros, informou a fabricante.



Os primeiros são uma família completa de microprocessadores para computadores portáteis, ultraportáteis e servidores. Todos possuem oito, quatro e dois núcleos, dependendo das necessidades do nicho a que se destinam. O início da produção dos Nehalem está marcado para o final deste ano.



Por outro lado, os Larrabee prometem ser dos melhores processadores gráficos criados até aqui pela fabricante. Ao que tudo indica, serão concebidos a pensar no desenvolvimento de videojogos, dadas as capacidades gráficas que estes produtos exigem, e serão lançados entre 2009 e 2010.



Por fim, o Dunnington, destinado a servidores, tem seis núcleos e integra, de acordo com a Intel, 200 milhões de transístores com cada um a partilhar 16MB de cache L3.



A Intel avançou que os dispositivos serão distribuídos no segundo semestre de 2008 e que serão compatíveis com a plataforma Caneland.



Notícias Relacionadas:

2007-09-06 - Intel avança com processadores de quatro núcleos para servidores topo de gama