Os dois chips, HL-328 e HL-388, deverão ser comercializados em junho e setembro, respetivamente, de acordo com um white paper no site da empresa.

Também a Nvidia tem planos para três chips específicos da China depois de, no final do ano passado, os EUA terem reforçado a limitação das capacidades dos chips de IA que podem ser enviados para a China.

Recorde-se que, por seu lado, a China deu indicações ao setor público para não comprar PC com tecnologia Intel ou AMD e que, poucas semanas depois, anunciou que tem planos para eliminar os chips dessas duas empresas dos sistemas de telecomunicações.

Os chips de IA específicos da Intel para a China baseiam-se na mais recente linha de produtos Gaudi 3, com características de hardware semelhantes, incluindo memória no chip, memória de elevada largura de banda e padrões de interface.

No entanto, para cumprir os regulamentos de controlo das exportações, o desempenho dos chips será significativamente reduzido.

Em janeiro, a Reuters havia avançado que um dos chips específicos da Nvidia para a China, o H20, deveria ser entregue em pequenos lotes no primeiro trimestre de 2024, com quantidades maiores previstas a partir do segundo trimestre.