O futuro é móvel e passa por equipamentos mais leves, mais finos, com menor consumo de energia. Estas são as principais mensagens da Intel que hoje apresentou uma nova linha de processadores na Computex, que decorre em Taiwan.

São quatro os chips que a gigante de semicondutores disponibiliza agora aos fabricantes de computadores e cobrem diferentes segmentos, dos ultra-finos e ultra-low voltage aos processadores para equipamentos mais baratos, os netbooks.

Sob a marca Centrino, os novos processadores ultra-low voltage (ULV) são as estrelas deste anúncio, garantindo menos consumo de energia e permitindo aos fabricantes desenharem equipamentos mais finos e mais leves, com menos de 2,4 centímetros de espessura e peso abaixo de 1 quilograma. O consumo mais reduzido da bateria é também um dos pontos fortes destes processadores.

O preço foi um dos factores realçados pela Intel que vai facturar estes chips a valores entre 300 e 2.500 dólares, pretendendo levar os modelos ultra leves a novas gamas de mercado, entre as quais os netbooks.

A empresa lançou também um novo Core 2 Duo de voltagem normal com uma velocidade de processamento de 3,06 GHz.

A acompanhar oa processadores de baixa voltagem e Intel lançou também o Mobile Intel GS40 Express Chipset que suporta funcionalidades de alta definição e ligações HDMI de forma nativa.

As ligações WiMAX e Wi-Fi foram ainda reforçadas com o Intel My WiFi Technology, que garante que mais equipamentos se podem agora ligar a portáteis com processadores Centrino 2. Este sistema transforma o portátil numa rede local de Wi-Fi para ligar câmaras, impressoras e leitores de MP3 sem necessidade de outros equipamentos adicionais.