A Intel acredita que daqui a quarenta anos os computadores serão mais inteligentes que os seus criadores. A afirmação foi de Justin Rattner, director de tecnologia da empresa, e fechou mais uma edição da conferência da Intel dedicada aos programadores, o Intel Developer Forum.



No evento, o responsável demonstrou o trabalho que as equipas da Intel têm vindo a desenvolver na área da inteligência artificial, focado no esforço de ultrapassar barreiras tecnológicas já detectadas pela empresa.



O responsável defende que a Intel terá condições para providenciar inteligência artificial nos seus produtos em 2048. "Nesta altura as máquinas da Intel vão ultrapassar a inteligência humana". "Nos próximos cem anos o progresso a que vamos assistir será idêntico ao registado nos últimos 20 mil anos, graças à tecnologia", continua Justin Rattner.



No evento os responsáveis discutiram a necessidade de ultrapassar algumas questões tecnológicas chave para concretizar a previsão, nomeadamente ao nível dos materiais usados nos transístores, de forma a permitir um aumento de performance e robustez. Assim como questões relacionadas com a alimentação energética dos sistemas, ou o reconhecimento táctil.



Foi demonstrado um sistema fotónico com um laser instalado num chip de silicone que envia dados a 3,2 Gbps através de um cabo óptico, projectos para explorar a transferência de energia via wireless ou a sensibilidade de uma máquina a um determinado objecto antes de estabelecer contacto com este. O TeK mostra-lhe os vídeos destes dois últimos projectos, mostrados no certame e disponibilizados no blog da Intel.



O primeiro vídeo mostra o princípio de um conceito que no futuro permitirá carregar um laptop sem necessidade de ligar fios ou trocar baterias. Tudo graças ao Wireless Resonant Energy Link (WREL).





O segundo vídeo mostra a aplicabilidade dos campos electromagnéticos à capacidade de toque da máquina - neste caso, um braço de robot - que consegue sentir que está perante um objecto antes de efectivamente lhe tocar.