A Intel anunciou que pretende lançar dois processadores da família Itanium 2, a preços mais competitivos. O dois principais atractivos dos novos processadores serão o preço e o consumo de energia, mas estes processadores destinados a garantir vendas em volume contam com menor memória cache do que os seus antecessores.



Com esta manobra, a Intel espera recuperar o volume de vendas de anos anteriores, perdido para o seu principal concorrente, a AMD. No comunicado, a empresa disse esperar que este ano o número de modelos de servidores e estações de trabalho baseados no Itanium duplique para ascender a 40 em marcas que incluem a Dell, HP ou IBM.



O Intel Itanium 2 de 1,4GHz e 1,5 MB de cache é muito semelhante à última versão da família Itanium 2 com ligeiras alterações na velocidade e na dimensão da cache, permitindo um desempenho mais satisfatório de determinadas aplicações, cita o website C|net.



Já o Itanium 2 de 1 GHz e 1,5 MB de cache de baixa voltagem é menos rápido e apresenta consumos de energia significativamente mais reduzidos - cerca de um quarto do consumo de um Madison (nome de código do último processador da família Itanium 2, lançado mercado em Junho), revelou a empresa em conferência de imprensa.



A Intel acrescenta que centenas de aplicações e ferramentas acompanham a descida de preços, incluindo software empresarial da IBM, Microsoft e Oracle; bem como as aplicações front-end BEA, BMC, EMC/LEGATO Systems, RSA Security, SAP, SAS e Symantec.



Os processadores estarão disponíveis no mercado por 1.172 dólares, no caso do Itanium 2 a 1,40Ghz e 744 dólares, no caso do Itanium 2 de baixo consumo, em compras superiores a mil unidades. O modelo lançado em Junho com uma cache de 6 MB custava cerca de 4,227 dólares.


Nota da Redacção: Esta notícia foi corrigida em alguns dados relativos aos novos processadores Itanium.



Notícias Relacionadas:

2003-06-30 - Intel revela a nova versão do processador de 64 bits Itanium 2

2003-03-10 - HP aposta em plataformas Itanium 2