A IBM apresentou o Project Debater, o primeiro sistema de IA que pode trocar argumentos com os humanos sobre tópicos complexos e cujo objetivo é o de, numa ótica de debate, conseguir preparar um discurso coerente em poucos minutos e contestar os argumentos do concorrente em tempo real.

Na troca pública de argumentos que aconteceu em São Francisco entre o sistema Debater e dois profissionais do debate, nenhuma das partes sabia quais os temas que iriam ser discutidos, tendo a  IBM escolhido como assuntos a forma como o governo deve subsidiar a exploração espacial e a expansão do uso da telemedicina.

O sistema ouviu o seu oponente durante quatro minutos e, depois de analisar os dados, construiu uma argumentação coerente, munindo-se de um repositório com centenas de milhões de documentos e de um gráfico de conhecimento que lhe permite fazer conexões e perceber o que pode usar para estruturar  a sua refutação. “É impressionante que o sistema seja capaz de usar a estrutura gramatical correta, sem erros, bem como a organização estrutural”, referiu o investigador Chris Reed da Universidade de Dundee, na Escócia.

Seis anos depois do início do projeto e de dois anos de debates dentro da IBM, Noam Slonim, um dos responsáveis, explicou que o IBM Debater tem vários níveis de confiança e que, quanto maior é esta, mais assertivas são as suas declarações.

E se no primeiro debate houve dúvidas em relação ao vencedor, o sistema da IBM foi o vencedor do segundo confronto ao ter convencido uma parte da audiência a mudar de ideias.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.