São muitos os anúncios que a Google tem guardados para a conferência Google Cloud Next'24 que começa hoje e o SAPO TEK teve acesso às novidades numa pré apresentação reservada a alguns jornalistas de todo o mundo, onde os executivos da empresa detalharam as novas ferramentas que vão começar a chegar aos utilizadores. 

O aprofundamento da integração da inteligência artificial do Gemini nos serviços de cloud é um dos destaques, como seria de esperar, mas há também novas atualizações ao Imagen, Vertex AI e MLOps, assim como na optimização da infraestrutura Hypercomputer com a disponibilização do Cloud TPU v5p e dos VMs A3 Mega alimentados pelo GPU NVIDIA H100 Tensor Core. 

Google Cloud Next

Para a grande maioria das empresas são as mudanças no  Google Workspace as que provavelmente terão impacto mais direto. Pelo menos na produtividade dos colaboradores. Aparna Pappu, responsável de produto, sublinha que esta é uma nova onda de inovação no pacote de ferramentas que inclui email, calendário e partilha de documentos, onde a inteligência do modelo Gemini é agora acelerada, depois de uma primeira fase de integração no ano passado.  

A principal novidade é o Google Vids, uma aplicação de criação de vídeo com inteligência artificial, que será lançada no Workspace Labs em junho. A ideia é que qualquer pessoa possa criar um vídeo com um assistente que junta a produção e edição, gerando um storyboard a partir de alguns comandos e dando a possobilidade de editar e escolher um estilo, imagens e música. 

Veja as imagens 

"Há mais de 15 anos, apresentamos ao mundo uma nova forma de trabalhar com os primeiros editores de texto nativos de Cloud -  Docs, Folha de Cálculo e Apresentações. Tudo o que o utilizador  precisava era de um navegador para criar e colaborar em documentos ricos online. Agora, estamos  a trazer a mesma magia da colaboração em tempo real para o vídeo, permitindo que as pessoas em qualquer local aproveitem a narrativa envolvente no trabalho", explica 

O Google Vids tem também narração por voz, e é possível usar uma das vozes prédefinidas ou usar a do próprio utilizador. "É uma plataforma totalmente nova que pode ajudar qualquer pessoa a tornar-se um grande contador de histórias no trabalho", afirma Aparna Pappu.

Esta é mais uma das ferramentas que se junta ao pacote do Workspace, ao lado dos documentos, folhas de cálculo e apresentações ou do email, para os utilizadores do pacote de produtividade que concorre com o Office 365 da Microsoft e que está também a ser "optimizado" com o Copilot.

Veja o Google Vids em ação

No Workspace a Google adicionou ainda duas outras funcionalidades em modo "add-on", que ainda estão em preview e que vão ter de ser pagas em separado, mas que vão permitir tomar notas durante a reunião e fazer traduções. Esta última só vai estar disponível em junho e deteta a linguagem e traduz as legendas automaticamente no Meet com suporte para 69 idiomas, o que é equivalente a 4.600 pares de idiomas.

O Take notes for me” e o Translate for me vão custar 10 dólares por utilizador, por mês, a adicionar aos planos do Google Workspace, e ainda este ano a Google vai lançar a tradução automática de mensagens e resumos de conversas a pedido no Google Chat. 

A segurança com IA é mais um dos add-on anuciados, com reforço da confidencialidade do Google Drive. O AI Security permite que as equipas de TI classifiquem e protejam automaticamente ficheiros confidenciais e modelos de IA que preservam a privacidade, treinados com dados exclusivos da organização, permitindo a avaliação, classificação e proteção contínuas de ficheiros novos e existentes no Drive.

Mas para ter esta proteção será necessário pagar mais 10 dólares por utilizador, por mês.

Nota da redação: A notícia foi atualizada com mais imagens e vídeos. Última atualização 13h44