Ainda este ano, o Internet Explorer (IE) vai ser integrado na Xbox 360. O anúncio foi feito pela Microsoft na E3, a feira de videojogos que decorre em Los Angeles (Estados Unidos). A inclusão do browser na Xbox é apenas uma das novidades que vêm reforçar uma ideia que a Microsoft sempre tem tentado transmitir: mais do que uma consola, a Xbox 360 é um sistema de entretenimento para habitar a sala.

Utilizar a Xbox para navegar na Internet não será, contudo, uma experiência comum de exploração da Web. O sistema de controlo por movimento Kinect dará uma ajuda, emprestando o seu sistema de comandos por voz.

A esse respeito, a Microsoft anunciou também que, até ao final deste ano, o reconhecimento de voz do Kinect passará a contemplar mais 12 idiomas (não pudemos confirmar se o português está entre eles). Assim, o utilizador dirá simplesmente à consola que palavra pretende pesquisar ou que site quer visitar.

A nova funcionalidade SmartGlass dará o toque final à experiência de navegação na Internet com a Xbox 360. Trata-se de uma aplicação/sistema que permite usar um segundo ecrã - um tablet ou um smartphone - como complemento da consola. O SmartGlass vai permitir, por exemplo, navegar pelos sites e páginas mais facilmente, ou controlar a consola através do smartphone ou tablet. Pode ser usado, entre muitas outras coisas, para controlar o Xbox Music, serviço esse que, saliente-se, teve lugar e destaque na lista de novidades apresentadas pela Microsoft na E3.

O Xbox Music é um serviço de streaming de música multiplataforma. Vai estar disponível na Xbox 360, em smartphones e PCs e tablets com o novo sistema operativo Windows 8. A Microsoft não revelou pormenores sobre a disponibilidade e preços do Xbox Music, mas disse que o serviço vai ser lançado com um catálogo de 30 milhões de músicas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.