
Quando a Microsoft disponibilizar a atualização mensal para todos os seus serviços na próxima terça-feira, o navegador Internet Explorer vai receber uma atualização que vai bloquear todos os controlos ActiveX que estejam desatualizados – ou seja, todos os plug-ins do browser que estejam vulneráveis a ataques.
Os utilizadores vão receber um aviso de que a ferramenta já está “fora do prazo”, mas terão na mesma a possibilidade de prosseguir com a utilização – por conta e risco próprio. Os internautas também terão a opção de atualizar o controlador e continuar a usufruir da Internet de forma segura.
[caption][/caption]
Numa publicação num blogue oficial, a Microsoft explica que a medida vai ser aplicada por que os navegadores de Internet vão evoluindo, mas alguns plug-ins ficam esquecidos e desatualizados.
O caso mais preocupante é o plug-in Java, essencial para ver muitos conteúdos multimédia na Internet. O Java é também um dos programas que fica mais exposto a ataques, como confirma a própria Microsoft. E numa primeira fase o bloqueio vai cingir-se ao plug-in da Oracle, estendendo-se para outras aplicações Web com o passar do tempo.
Os utilizadores ficam assim sujeitos a vários tipos de ataque que podem passar desde o roubo de dados online até à instalação de malware que garante ao pirata informático controlo sobre a máquina da vítima.
Para os utilizadores do Windows XP a decisão da Microsoft é ainda mais importante, visto que o sistema operativo não vai receber mais nenhuma atualização de segurança oficial.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Primeiras impressões: Nintendo Switch 2 oferece uma experiência portátil de nova geração -
App do dia
App Clearspace é uma espécie de dieta digital onde entram flexões e agachamentos -
Site do dia
Aumente a segurança e privacidade da navegação com a extensão Ghostery -
How to TEK
5 passos para trocar a foto de perfil por um GIF animado na conta Google
Comentários