A Internet móvel é dos serviços que mais insatisfação gera junto dos utilizadores, ficando apenas acima dos sectores da eletricidade e transportes (na zona metropolitana do Porto), revelam os últimos dados do ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente.

De acordo com o relatório divulgado esta semana, a Internet móvel surge em 12º lugar no índice, composto por 14 sectores. Ainda assim, consegue assegurar um nível de satisfação de 7,12, numa escala de 1 a 10, em que um desempenho acima de 6 é considerado positivo.

Numa tabela liderada pelo Gás Natural (7,82), são os prestadores de serviços de comunicação móveis que se saem melhor entre os representantes das TIC no Índice. As redes móveis surgem logo no 4º lugar do ranking, com um nível de satisfação 7,54, seguidas pela telefonia fixa (7,44).

A TV por subscrição é oitava classificada entre as que mais convencem, com um índice de satisfação de 7,31, seguida pela internet fixa (7,27). Curiosamente, embora não seja das que se sai pior no que respeita ao índice de satisfação, os serviços de televisão paga são dos que mais reclamações geram: 30,3% dos clientes têm queixas.

A Internet fixa regista 29,6% de reclamações e a móvel 21,4%. No sector das comunicações, a percentagem de clientes que, entre novembro de 2011 e maio de 2012, reclamaram fica-se pelos 19,8%.

Na análise por marcas, é a Vodafone que se sai melhor, levando para casa os títulos de empresa com a qual os clientes estão mais satisfeitos tanto em matéria de telecomunicações móveis (com um índice de 7,79 em 10), como no acesso à Internet móvel (7,56 em 10).

Na Internet fixa é o Grupo PT quem lidera (com um índice médio de 7,31 em 10), mas entre os subscritores de serviços de televisão paga é a Zon quem melhor convence, com um índice de satisfação de 7,37 em 10.

Os dados agora revelados têm por base uma amostra constituída por 14.947 portugueses, a quem foi pedido que avaliassem os serviços que lhes são prestados recorrendo a uma escala de 1 a 10, em que abaixo de 4 ficam as avaliações negativas e entre 4 e 6 as neutras. As classificações de 6 a 8 são consideradas positivas e de 8 a 10 muito positivas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes