No total serão 1.000 os kits para cidadãos com necessidades especiais que começarão a ser distribuídos, durante a próxima semana, em 10 distritos do continente através das equipas do Internet@EB1, uma iniciativa governamental para o acompanhamento da utilização educativa da Internet nas escolas públicas do 1º ciclo.



O "Kit para Necessidades Especiais" é constituído por um CD-ROM onde se reúnem 33 programas gratuitos destinados a cidadãos com necessidades especiais nas áreas da acessibilidade ao computador, software educativo e comunicação aumentativa.



Desenvolvido pelo Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CERTIC) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), este conjunto de ferramentas começou inicialmente por ser distribuído no distrito de Vila Real em Janeiro passado, propondo-se agora a sua extensão ao resto do país através do Internet@EB1, refere-se em comunicado de imprensa.



As equipas que aderiram à iniciativa pertencem a instituições de ensino como a Universidade de Aveiro, a Escola Superior de Educação de Coimbra, a Escola Superior de Educação de Setúbal ou a Universidade de Évora, entre outras.



A maioria das aplicações incluídas no Kit pode ser encontrada no endereço
www.acessibilidade.net/at/kit2004.



O programa Internet@EB1 foi iniciado pelo extinto Ministério da Ciência e Tecnologia, de Mariano Gago, e tinha por objectivo fornecer um acompanhamento às escolas de ensino básico em relação à utilização da Internet. Os primeiros protocolos foram assinados com as Escolas Superiores de Educação e Universidades em Fevereiro de 2001 e tiveram início prático no ano lectivo de 2002/2003.



Actualmente o programa é gerido pela FCCN, contando com a participação de 18 instituições de ensino superior, que coordenam entre si mais de 600 monitores reponsáveis pelo acompanhamento da utilização educativa da Internet em mais de 8 mil escolas do Continente.



Notícias Relacionadas:

2003-11-17 - Programa Internet@EB1 entra na segunda fase de funcionamento

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.