No dia em que se inicia nos Estados Unidos o programa de teste à iniciativa XBox Live surge a notícia de que um grupo de programadores europeus apresentou o The XBox Linux Project, concebendo um servidor Web baseado naquele sistema operativo open-source para funcionar na consola de jogos da Microsoft.



Recorrendo a um processador de modificação para permitir o funcionamento de software codificado que não o da Microsoft, a versão do kernel do Linux foi adaptada para a XBox. Com as modificações de software que serão introduzidas no futuro, a consola poderá transformar-se num PC completamente funcional, garantem os responsáveis pela iniciativa citados pelo portal Europemedia.



O projecto surgiu devido à atracção dos programadores pelo Linux, que, graças ao seu modelo de licenciamento, lhes permite alterar o código fonte do software.



Esta é apenas a mais recente entre muitas tentativas de produzir um Linux funcional para a consola, mas a primeira a demonstrar resultados práticos. Com o software e o hardware a postos, a XBox funciona através de uma rede local (LAN).



Os responsáveis pelo projecto explicam contudo que o desenvolvimento do projecto não pretende beneficiar de alguma forma a pirataria. Não existe nenhum código da Microsoft incluído e nenhum dos investigadores envolvidos no projecto está autorizado a usar a informação fora do mesmo.



Esta sexta-feira deverão começar os testes beta ao serviço online para a Xbox que reunirão mais de 100 mil detentores da consola de jogos da Microsoft que se inscreveram para participar na iniciativa.



De acordo com o noticiado pela CNET, o aviso para os cinco mil participantes da primeira ronda de testes ao XBox Live - que incluirá as versões online dos jogos NFL Fever e Re-Volt - chegou na terça-feira passada, deixando de fora muitos dos que tinham vontade de integrar a iniciativa.



O começo propriamente dito do serviço de jogos online da XBox nos Estados Unidos está marcado para o próximo dia 15 de Novembro.



Notícias Relacionadas:

2002-08-13 - Xbox Live com início marcado para 15 de Novembro

2002-03-08 - Utilizadores americanos da PlayStation 2 vão poder jogar online a partir de Agosto

2002-01-30 - Sony equipa PlayStation 2 com Linux

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.