"Dramaticamente rápido" foi uma das expressões usadas por Steve Jobs para caracterizar a mais recente versão do tablet da Apple: o iPad 2, apresentado esta quarta-feira, tal como já era esperado.



Graças aos processadores dual core A5, o novo modelo oferece, segundo o presidente da gigante da maçã, um desempenho até duas vezes mais rápido ao nível do CPU e até nove vezes mais célere no processamento gráfico face ao primeiro iPad.



Apesar da melhoria da performance, o novo tablet mantém a capacidade de autonomia da bateria nas 10 horas, assim como 30 dias em modo stand by. Estreiam-se as duas câmaras (uma frontal e uma traseira) e o FaceTime para videochamadas.

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O iPad 2 é também "dramaticamente mais fino", ou mais precisamente 33 por cento mais estreito do que o seu antecessor, passando de 13,4 mm para 8,8 mm, ou seja "mais fino do que o iPhone 4".

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As novidades passam igualmente pela oferta em duas cores - agora também em branco - e pelo lançamento de novos acessórios, nomeadamente capas protectoras coloridas.

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O novo iPad começa a chegar às lojas a 11 de Março, primeiro nos Estados Unidos, e a partir de 25 de Março a mais 26 mercados, Portugal incluído.



Com conectividade Wi-Fi e 3G, o preço dos novos iPad parte dos 499 dólares para as versões com 16 GBytes de memória, chegando aos 899 para os modelos com 3G e 64 GB de memória. Nos Estados Unidos estes modelos com Wi-Fi + 3G serão vendidos apenas através das operadoras at&t e Verizon em data ainda a confirmar.



O iPad 2 surge após 15 milhões de unidades vendidas do primeiro modelo em 2010 (de Abril a Dezembro), que deram à Apple 9,5 mil milhões de dólares de receita. A fabricante revelou ainda que o tablet tem cerca de 65 mil aplicações próprias, ou seja, desenvolvidas de origem para este formato.



Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação e imagens.