A próxima versão do tablet da Apple a lançar pela fabricante deverá ser o "iPad 2 Plus", e não o iPad 3, garantem os últimos rumores na imprensa internacional especializada, segundo a qual o dispositivo poderá ser lançado ainda no final deste ano.

A informação é avançada hoje pelo International Business Times, que se baseia em informações recolhidas junto dos fornecedores de componentes da fabricante, que terão sido questionadas pela empresa sobre eventuais condições e disponibilidade para fornecimento de componentes para um novo equipamento "marginalmente diferente do iPad 2".

As fabricantes de componentes terão recebido aquilo a que a indústria chama "request-for-quotes", que se destinam a averiguar factores como a disponibilidade das empresas, preços ou modalidades de pagamento a praticar, caso lhes fosse atribuída a produção. Neste caso de peças destinadas a um "iPad 2 Plus".

Apesar de as empresas estarem a ser sondadas, não foi ainda confirmada qualquer calendarização com os fornecedores, mas os analistas acreditam que o mais provável é que o novo equipamento seja apresentado como uma espécie de "iPad topo de gama" a lançar a tempo das compras de Natal.

Um ecrã com maior resolução - passando de uma densidade de 132 pixéis por polegada (ppi) para 250-300 ppi, por exemplo - é uma das características esperadas.