A data é avançada hoje pela Apple em comunicado à imprensa: 3 de Abril marca a chegada dos tão aguardados tablets da fabricante às lojas dos Estados Unidos.

Tal como esperado, a primeira versão a ficar disponível é a que conta apenas com conectividade Wifi. Os iPads que combinam a ligação Wifi com o 3G serão colocados à venda lá mais para o final do mês.

Ambos os modelos serão também colocados à venda no final de Abril em França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Suíça, Austrália, Canadá e Japão, adiantou a companhia.

A empresa tinha inicialmente prometido começar a distribuição dos equipamentos durante o mês de Março, e os últimos rumores davam como certa a comercialização a partir de 28 deste mês, mas parece que os "Mac fãs" vão mesmo ter de esperar mais umas semanas, principalmente os residentes em terras lusas, para onde não há ainda data prevista de entrega dos equipamentos, como confirmou ao TeK a Apple Portugal.

Os norte-americanos podem ainda começar a encomendar o iPad já a partir de 12 de Março, em ambas as versões, ou reservar a edição com Wifi para levantar dia 3 de Abril.

Os preços para os vários modelos do equipamento variam entre os 499 dólares e os 829 dólares, lê-se ainda na nota da Apple à imprensa.

Com um ecrã LED multitouch de 9,7 polegadas, 1,27 centímetros de espessura e cerca de 680 gramas de peso, o iPad apresenta um processador A4 da Apple, a 1 Ghz, e memória flash que pode ser de 16, 32 ou 64 Gbytes, permitindo navegar na Web, enviar e receber emails, visualizar de fotografias e vídeos, ler ebooks, jogar ou ouvir música, por exemplo.