A Apple anunciou a data para o lançamento do iPhone 4S no mercado português: sexta-feira, 11 de novembro. Uma semana antes, portanto já depois de amanhã, começa a ser possível fazer pré-reservas, avançou ontem a fabricante em comunicado.

Depois de um polémico arranque de comercilização antecipado por parte de lojas como a Worten - à revelia da Apple e que esta se recusou a comentar -, Portugal surge incluído no lote de mais 15 países que recebem na próxima semana o lançamento oficial da nova versão do smartphone e assim se juntam aos 29 onde o equipamento já está à venda.

EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha e Japão foram os primeiros mercados a contar com o novo iPhone. A estes seguiram-se mais 22 países, onde a estreia aconteceu na passada sexta-feira, 28 de outubro, entre os quais se incluía a vizinha Espanha. Os restantes seriam contemplados “até ao final do ano”. Quando o ano terminar, o telefone deverá estar acessível em 70 países, segundo a Apple.

Para os portugueses, bem como para os residentes em Hong Kong ou na Coreia do Sul, por exemplo, o tempo de espera acaba na próxima semana, com a chegada ao mercado do iPhone 4S em preto e branco e em modelos de 16 GB e 32 GB.

Na nota aos meios a empresa não refere preços para comercialização, mas a título de referência podemos avançar que, no mercado espanhol, onde está à venda desde a semana passada, os valores começam nos 599 euros, para os modelos de 16 GB livres de operador.

O novo iPhone vem equipado com a última versão do sistema operativo móvel da Apple (iOS 5) e com o “assistente inteligente Siri”. Inclui melhorias importantes face à versão anterior, ao nível do hardware, como sejam a integração do processador dual core usado no iPad (o A5) e de uma câmara de 8 megapixéis, capaz de gravar vídeos Full HD (1080p).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.