Uma equipa de engenheiros de software do MIT (Massachussets Institute of Technology), nos Estados Unidos, anunciou recentemente ter criado um programa de computador capaz de definir o ângulo, espessura, densidade e comprimento de milhares de cabelos em escassos minutos, isto antes de o processo entrar na fase de impressão utilizando tecnologia 3D.

A plataforma dá pelo nome de Cilllia e permite assim ultrapassar a etapa de design assistido por computador em que são modeladas aos milhares as estruturas com características semelhantes às do cabelo, o que implica longas horas de trabalho antes da impressão 3D propriamente dita, refere o MIT em comunicado.   

Com a ajuda do software em causa foram criados filamentos com uma resolução de 50 microns, o que equivale à espessura de um cabelo humano, e também outras estruturas que se assemelham a pelo de animais, por exemplo. A diferença neste projeto reside no facto de estes materiais serem impressos a 3D diretamente em superfícies curvas até, sejam elas rígidas ou macias.

Mas as utilizações desta tecnologia vão muito além da simples criação de cabelo sob a forma de perucas e extensões, pois materiais do género podem assumir importantes papéis na criação de sensores e superfícies aderentes, dizem os cientistas.

Alguns exemplos desenvolvidos no âmbito destes testes são a impressão 3D de estruturas tipo cabelo juntamente com fitas de velcro, ou um boneco em forma de coelho cujo toque no pelo faz com que luzes LED se iluminem dependendo da forma como interagimos com o mesmo.

Jifei Ou, o diretor das experiências levadas a cabo pelo MIT nesta investigação, mostra-se entusiasmado com a forma como “estas estruturas parecem naturais e podem assumir diferentes utilizações”, afirmando que os testes vão continuar para “aproveitar ao máximo o potencial da impressão 3D e criar matérias possíveis de controlar, personalizar e moldar”.